quarta-feira, 24 de abril de 2013

Como Trabalho em Grupo




Não deixe a preguiça tomar conta de você

Quem nunca passou pela frustrante experiência de ter que fazer um trabalho em grupo, para alguma disciplina da escola?
Nem sempre esse tipo de trabalho é bem visto pelos alunos, pois é o momento de alguém se encostar em alguém para conseguir uma nota boa.
Além disso, existem aqueles que dominam o grupo, não aceitando compartilhar as ideias, mas tendo que deixar o trabalho com a sua cara.
Não bastasse, ao final do referido trabalho, as notas são iguais para todos os componentes do grupo, acabando por favorecer aqueles que não se empenharam tanto.
O grande objetivo do trabalho em grupo é o de promover a troca de conhecimento entre os integrantes, onde os mesmos exercitam suas capacidades de comunicação em busca de um objetivo.
Para se chegar ao produto final, ou seja, a entrega do trabalho, algumas atitudes são importantes para todos os alunos:
- argumente com o professor quais as regras de participação no trabalho, sobre responsabilidade, compromisso, colegas que não se empenham, se a nota final será igual ou por participação, entrando num consenso sobre essas regras;
- se integre ao grupo, expondo suas opiniões sobre o tema do trabalho;
- participe e demonstre interesse em atingir os objetivos propostos pelo professor;
- dê o máximo de si, pesquise, busque informações, encontre diversos materiais e objetos interessantes, a fim de enriquecer o trabalho;
- seja criativo, tenha interesse;
- seja líder, organize as tarefas do grupo, divida as responsabilidades;
- aproveite os encontros para dar andamento ao trabalho e não para conversar, brincar ou deixar que os outros integrantes sejam os maiores responsáveis;
- opine, seu argumento pode fazer o diferencial para o trabalho ser o melhor da classe;
- seja um participante ativo – não aceite que o trabalho fique empobrecido, por preguiça de outros integrantes, não faça de qualquer jeito;
- caso haja dificuldade em compartilhar as responsabilidades, exponha o problema na aula, para que o professor indique as tarefas de quem não se integra ao grupo;
- não assuma a responsabilidade dos outros;
- não aceite que colegas que não participaram do trabalho recebam a mesma nota, pois isso é injusto;
- mostre que a responsabilidade e o compromisso são os melhores caminhos para se atingir uma nota boa;
- seja sempre o melhor, isso garantirá o seu sucesso escolar e profissional!
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola




1ª Fase: Organização

Fazer trabalho em grupo é legal, principalmente se você está entre amigos. Nesse caso, só é preciso ficar ligado para não misturar as tarefas com brincadeira. Vocês vão se divertir juntos, mas todo mundo tem de saber a hora de parar e se concentrar.

Pode ser que você tenha de preparar o trabalho com um grupo de pessoas que não conhece muito bem ou mesmo junto com um colega meio chato. Aproveite para fazer novos amigos e nem pense em arrumar confusão. Se ficar brigando ou implicando, logo você é quem vai ser chamado de chato.

Tente se entender com todos e, quando não concordar com a opinião dos colegas, explique seu ponto de vista com calma e respeite a decisão da maioria. Logo na primeira reunião da turma, conversem sobre o assunto do trabalho e dividam as tarefas. É importante que todos pesquisem. Mesmo que um dos integrantes seja fera em desenho, ele não deve ficar encarregado só de cuidar da capa do trabalho. Todos têm de entender o assunto e participar. Resolvido o que cada um vai fazer, marquem as datas de entrega de cada parte.

E se você perceber que há desentendimentos sugira ao pessoal marcar uma conversa com a professora para pedir ajuda na organização.


2ª Fase: Mãos a obra

Pesquise em livros, enciclopédias, revistas e na internet e faça anotações. Você pode fazer cópias de parte do material ou imprimir o que achar mais legal e sublinhar partes interessantes. Se encontrar informações que possam ajudar outra pessoa do grupo, separe também.

Fique esperto para não pegar informações pouco confiáveis, principalmente na internet. Aposte nas páginas de escolas e universidades (geralmente elas terminam com .edu), organizações não- governamentais (.org) e de órgãos do governo (.gov). Veja também o site da RECREIO. E nem pense em copiar textos da internet e imprimir. Assim você não vai aprender nada e aí nem adianta fazer o trabalho. E se algum colega ou mesmo a professora fizer qualquer pergunta você não vai conseguir responder.

Depois que todos pesquisarem, marquem uma reunião, juntem o material e selecionem o que vão usar para montar o trabalho todo. Combinem um encontro na escola, antes ou depois da aula, ou na casa de alguém. Não se esqueçam de avisar aos pais que estão trabalhando em grupo e peçam a autorizaçãoe a ajuda deles para quetodos possam chegar na hora e local combinados.



3ª fase: Na hora H

Conversem sobre a apresentação. É preciso decidir a parte que cada um vai falar e escolher uma maneira de tornar a apresentação interessante. Dependendo do assunto, vocês podem fazer cartazes, levar fotos ou até objetos para mostrar, assim todo mundo vai entender melhor o assunto.

Em algumas escolas, é possível usar programas de computador. Aí vocês podem pedir a orientação de um professor de informática, por exemplo, para preparar uma boa apresentação. Se na sua escola não tiver computador, façam cartazes com desenhos ou fotos. Dependendo do tema, vale planejar uma encenação para fazer a abertura e mostrar o material pesquisado.

No final, peçam que os colegas de sala façam perguntas se tiverem dúvidas. Assim todo mundo participa e aproveita mais a apresentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário